Translate

Saturday, May 26, 2012

BIOGRAFIA: BALANCHINE, George,

Georgy Melinovitch Balanchivadze (1904-1983).

Dançarino e coreógrafo, pioneiro do balé nos Estados Unidos, fundador da Escola do Balé Americano [School of the American Ballet] e do Balé Americano [American Ballet], entre outras companhias. Filho de pais russos, georgianos, seu pai foi o compositor, Meliton Balanchivadze (1862-1937), um dos fundadores da ópera georgiana; seu irmão seguiu a mesma carreira e se tornou conhecido compositor, Andria Balanchivadze (1906-1992). A mãe incentivou o filho Georgi a seguir a carreira de bailarino, para a qual, à princípio, ele não parecia demonstrar grande interesse. Balanchine começou os estudos de música e dança aos nove anos de idade na Escola do Balé Imperial de São Petersburgo. A chegada da Revolução Bolochevique fechou a escola: para sobreviver, Balanchine passou a tocar piano em cabarés e cinemas que passavam filmes silenciosos. A escola reabriu, com seus fundos bastante reduzidos, mas Balanchine conseguiu se formar com honra (1921).

Balanchine estudou Piano avançado, Teoria Musical, Contraponto, Harmonia e Composição no Conservatório Musical de Petrogrado, onde se graduou (1923), enquanto trabalhava para o Teatro Estatal Acadêmico da Òpera e Ballet. (1923-1924). Aos dezoito anos de idade Balanchine se casou com a bailarina Tamara Geva, de quinze anos de idade (1922). Ainda bem jovem Balanchine coreografou seu primeiro trabalho, o Pas-de-deux A Noite [La Nuit] (1920), com música de Anton Rubinstein. Seguiu-se o dueto, Enigma, dançado com pés descalços. Balanchine formou com seus colegas dançarinos o pequeno grupo, chamado de Ballet Jovem (1923); no entanto, as obras coreográficas experimentais do grupo foram arrojadas demais para as autoridades proletárias do novo governo soviético, que encorajaram o desmantelamento do grupo. Na turnê à Prússia, realizada com os ditos, Dançarinos Estatais Soviéticos, com Tamara Geva, Alexandra Danilova e Nicholas Efimov, os dançarinos desertaram e voaram para Paris. (1924). O grupo todo foi absorvido pelos Ballets Russes de S. P. Diaghilev; Balanchine se tornou o Maître de Ballet e Coreógrafo da companhia. Neste período (1924-1929), até o final dos Ballets Russes, Balanchine criou nove coreografias para os balé encenados pelo grupo: O Canto do Rouxinol [Le Chant du Rossignol] (1925); [Jack in the Box], Pastoral [Pastorale] e Barabau (1926); A Gata [La Chatte] e O Triunfo de Netuno [Le Thriomphe de Neptune] (1927); Apolo [Apollo] (1928); O Filho Pródigo [Le Fils Prodigue] e O Baile [Le Bal] (1929).

Balanchine se divorciou de Tamara Geva e viveu com a mais bela bailarina dos Ballets Russes, Alexandra Danilova, cuja fotografia se encontra reproduzida (SHEAD, 1983). O relacionamento durou poucos anos; quando a companhia dos Ballets Russes encerrou suas atividades devido a morte de seu mentor, Sergei Diaghilev (1872-1929), Balanchine passou a coreografar as Revistas de Cochan [Cochran Revues], em Londres. Em seguida, o professor, bailarino e coreógrafo foi contratado como Maître de Ballet convidado, pelo Balé Real Dinamarquês [Royal Danish Ballet] (Copenhagen).

No começo da década de 1930, Balanchine passou curto período com o Balé do Teatro da Ópera de Paris [Ballet du Théâtre de l’Opera de Paris]; entanto, no começo da década de 1930 Balanchine foi exonerado, quando seu contrato terminou, deixando como coreógrafo Léonid Massine (1894-1979). Quando a Companhia Teatral S. P. Diaghilev, promotora dos Ballets Russes, encerrou suas atividades, Massine adquiriu cenários, e figurinos completos de vários espetáculos anteriormente encenados, a maioria com sua coreografia (1929). Esse perfil tornou Massine interessante para o Balé do Teatro da Ópera de Paris, agora tendo como principal diretor o bailarino estrela dos Balés Russos, Serge Lifar.

Balanchine, no entanto,  foi contratado como bailarino e coreógrafo da nova companhia, Os Balés [Les Ballets] (Paris, 1933; v.), patrocinada pelo rico anglo-americano Edward James, na época casado com a patrocinadora dos Balés Russos, amicíssima de Diaghilev, que ficou conhecida como Mísia Sert (Maria Zofia Olga Zenadja Godbeska). Um dos organizadores dessa companhia foi Bóris Kochno, entre os principais assessores de Sergey Diaghilev, nos últimos anos de sua companhia.

Balanchine criou seis novos balés para Os Balés [Les Ballets], cujas produções foram as de estilo mais próximo dos Ballets Russes, nos quais sempre predominou o espírito de trabalho em equipe. As músicas para os novos balés foram compostas por Darius Milhaud (1892-1974), Henri Sauguet (Henri Poupard, 1901-1989) e Kurt Weill, entre outros. O balé Fastes foi apresentado com música de Sauguet (v. o Grupo dos Seis) e coreografia de Balanchine. A companhia Les Ballets teve curtíssima vida, menos de um ano. Depois dos seis balés para os quais Balanchine criou obras-primas de coreografia, o russo foi persuadido por Lincoln Kirsten, patrocinador das viagens dos Ballets Russes de S. P. Diaghilev aos Estados Unidos, a viver nesse país.

Nas décadas de 1930-1940 Balanchine realizou coreografias para vários espetáculos da Broadway, musicais de Richard Rodgers, Lorenz Hart e Vernon Duke. Na década de 1940, Balanchine passou dois anos como coreógrafo residente da companhia dos Balés Russos de Monte Carlo (1944-1946).

Novamente com o generoso patrocínio de Lincoln Kirsten, Balanchine formou sua nova companhia, do Balé Americano [American Ballet]; inaugurou a Escola do Balé Americano [School of the American Ballet] (Nova York, 2 jan., 1934). Um dos patrocinadores foi Edward M. M. Warburg, e, no final do primeiro ano os estudantes apresentaram Serenata [Serenade], na propriedade do mecenas. No ano seguinte Balanchine organizou outra  companhia, o (1935), que se apresentou no Metropolitan Opera House (Nova York, 1936). Balanchine coreografou Orfeu e Eurídice [Orfeo and Eurydice] e, no ano seguinte, promoveu programa com música de Igor Stravinsky (1882-1971). A nova companhia de Balanchine, renomeada de Caravana do Balé Americano [American Ballet Caravan], se instalou em Hollywood (1938). A nova companhia realizou muitas turnês na América do Norte e Sul. Vera Zorina casou-se com Balanchine, com quem viveu alguns anos (1938-1946). Balé Sociedade [Ballet Society]. Depois de algumas apresentações bem sucedidas e outras nem tanto, o Centro de Música e Drama da Cidade de Nova York [New York City Center for Music and Drama], ofereceu suas instalações para o novo Balé Sociedade (1948-): essa companhia se transformou, pouco tempo depois, no Balé da Cidade de Nova York [New York City Ballet]. E Balanchine se casou novamente, agora com Maria Tallchief (1946-1952).

Em meados da década de 1950, Balanchine começou a tradição de apresentar o balé O Quebra-Nozes (Tchaikowsky), na cidade de Nova York todos os natais, transfomando-se em perene fonte de renda para todas as companhias que apresentam anualmente o espetáculo (1954-). Balanchine se casou novamente, com Tanaquil LeClerq (1952-1969), de quem se divorciou depois de se apaixonar loucamente pela bailarina americana Suzanne Farrell. Balanchine criou muitas coreografias para Farrell, incluindo Don Quixote, quando ele foi Don e ela Dulcinéia; e Diamantes [Diamonds], do balé Jóias [Jewels]. No entanto, Farrel se casou com o bailarino Paul Meja e o casal deixou a companhia (1970).
No primeiro ano em que foi instituído, Balanchine recebeu o Prêmio de Honra do Centro Kennedy [Kennedy Center Honors Award] (1978). No final da vida, Balanchine sofreu de doença rara, que afetou seu equilíbrio, visão e audição: ele ficou incapacitado (1982) e faleceu no ano seguinte (abril, 1983).

A Fundação George Balanchine [George Balanchine Foundation], baseada em Nova York, utiliza o legado do coreógrafo e dançarino russo para o desenvolvimento da dança nos Estados Unidos e para o desenvolvimento da dança no mundo. Esse objetivo é alcançado através de muitos programas e atividades, inclusive pesquisa concentrada, reconstrução de obras coreográficas, publicações, palestras, conferências e vídeos além de outros projetos inovadores.

REFERÊNCIAS SELECIONADAS:

INTERNET. George Balanchine. From Wikipedia, the free encyclopedia. 26 jan., 2009. Disponível em: <http://en.wikipedia.org/wiki/George_Balanchine>Acesso em 02 de fev., 2009.

SHEAD, R. Ballets Russes. Secaucus, New Jersey: Quarto Book, Wellfleet Press, 1989. 192p.: Il,.algumas color., 25 x 33 cm, pp. 119-120, 125, 154, 161-163.


INTERNET. The George Balanchine Foundation. From Wikiipedia, the free encyclopedia. 24 set. 161 West 81st Street. New York, NY, 10023. Disponível em:
<http: //www.balanchine.org/balanchine/index.html>Acesso em 03 fev., 2009.

No comments: