Translate

Friday, October 25, 2013

BIOGRAFIA: PUNI, Ivan Albertovich; Jean POUGNY (1894-1936).

 
 
 
 
BIOGRAFIA: PUNI, Ivan Albertovich; Jean POUGNY (1894-1936).
O artista russo nasceu em Kuokkala, Finlandia, mas viveu e faleceu em Paris; quando naturalizou-se francês ele adotou o nome de Jean Pougny. Puni graduou-se na Academia Militar, na elitista Escola de Cadetes (São Petersburgo,1910). O amigo de sua família, o renomado pintor Ilya Repin (1844-1930) aconselhou Puni a abandonar a carreira militar para dedicar-se somente a arte. Puni viajou para Paris onde estudou na Academia Julian (1910-1912), período no qual viajou intensamente por toda a Europa, visitando especialmente a Itália. Posteriormente, obras de Puni participaram do XXX Salão dos Artistas Independentes (Paris, 1914).
 
De volta à São Petersburgo Puni associou-se as vanguardas artísticas e participou de mostras coletivas importantes. Foi Puni quem criou a capa da antologia futurista de contos dos escritores do Grupo Hyleae: O Parnasus que Ruge (1914). Puni casou-se com a artista Ksenya Bogulavskaia (1892-1972); a residência do casal tornou-se local preferido de reunião das vanguardas russas. O artista organizou a coletiva Bonde V, Primeira Mostra Futurista (1914). Esse grupo realizou a única mostra da qual participaram Aleksandra Ekster (1882-1949), Ivan Vasilievich Kliun (c.1873-1943), Kazemir Malevich (1878-1935), Alexey Alekseevich Morgunov (1884-1935) e Vladimir Tatlin (1885-1953), entre outros. No ano seguinte Puni organizou a importante exposição 0:10, Última Mostra Futurista (1915), que lançou a obra Suprematista de seu amigo Kazimir Malevich. primeira vez suas obras abstratas, ditas, Suprematistas. Puni e sua esposa, a pintora Ksênia Bogulavskaia-Puni,assinaram o manifesto do grupo Supremus liderado por Malevich, juntamente com Ivan Kliun.
 
Puni foi convidado por Nicolay Kulbin (1868-1917) e associou-se ao grupo situado entre os mais ativos das vanguardas, o União da Juventude (São Petersburgo, 1911-1917). Puni tornou-se amigo dos irmãos David e Nicolay Burliuk (1890-1920), sendo que David (1882-1967) foi um dos mais importantes teóricos das vanguardas russas, divulgador dos movimentos das vanguardas européias na Rússia, além de amigo de V. V. Maiakovsky (1893-1930). Puni tornou-se próximo de Malevich, que retratou-o na pintura que pertence ao acervo do Museu Estatal Russo (São Petersburgo), obra que veio ao Brasil apresentada na mostra paulista Arte Russa (2002).
O artista tornou-se professor dos Ateliês Livres de Arte de Petrogrado [PETROSVOMAS] e participou das decorações de rua para as festas revolucionárias (1918-1919). Puni aceitou o convite de Marc Chagall (1887-1985) para passar temporada com o pintor em Vitebsk (1919), onde Chagall dirigia as SVOMAS locais. Nessa época os artistas viajaram juntos para a Finlândia; no outono do ano seguinte, Puni e Bogulavskaia decidiram emigrar para o Ocidente. O casal de artistas viajou para a Alemanha a fim de comparecer à inauguração da mostra coletiva internacional das vanguardas russas, organizada na Galeria Van Diemenn, onde suas obras participaram do primeiro e único Salão de Outono Russo [Erste Russische Kunstausstellung] (Berlim, 1922). Puni e sua família foram viver em Paris (1924-); na cidade-luz Puni criou cenários teatrais e desenhou objetos. No entanto, sua arte tornou-se voltada para a aceitação usual do público da época, que permitia ao artista simplesmente sobreviver.


REFERÊNCIAS SELECIONADAS:

 
CATÁLOGO. HULTEN, P. (ORG.); JUANPERE, J.A.; ASANO, T.; CACCIARI, M.; CALVESI, M.; CARAMEL, L; CAUMONT, J; CELANT, G; COHEN, E.; CORK, R.;CRISPOLTI, E.; FELICE, R; DE MARIA, L.; DI MILLIA, G.; FABRIS, A.; FAUCGEREAU, S.; GOUGH-COOPER, J.; GREGOTTI, V.; LEVIN, G.; LEWISON, J.; MAFFINA, F.; MENNA, F.; ÁCINI, P.; RONDOLINO, G; RUDENSTINE, A.; SALARIS, C.; SILK, G.; SMEJKAI, F.; STRADA, V.; VERDONE, M.; ZADORA, S. Futurism and Futurisms. New York: Solomon R. Guggenheim Museum, Abeville Publishers, 1986. 638p.: il, retrs., p. 545.
 



DICIONÁRIO. MAILLARD, R. (Org.). AHSBERY, J.; BIRD, A.; COGNIAT, R.; COURTHION, P.; DORIVAL, B.; ELGAR, F.; FELS, F.; FORMAGGIO, D.; GIEURE, M.; GREY, M.; LASSAIGNE, J.; LÉJARD, A.; LEYMARIE, J.; LINDWALL, B.; LIVENGOOD, E.; MELLQUIST, J.; McEWEN, F.; MEYER, F.; MIDDLETON, M.; MOULIN, R-J.; MULLER, J. É.; POMÈS, M.; RAPSILBER, E. RAYNAL, M.; REWALD, J.; ROCHÉ, H-P.; ROGER-MARX, C.; RONART, D.; SAN LAZARO, G.; SEUPHOR, M.; SOUPAULT, P.; SPAAK, C.; WADIA, B. Dicionário da Pintura Moderna. Tradução de Jacy Monteiro. São Paulo: Hemus, 1981, pp. 273-274. 

No comments: