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Monday, November 2, 2015

ARTE CÉZANISTA, ARTE PROCESSUAL OU ARTE DO PROCESSO (França: Paul Cézanne e Rússia, na primeira fase do Construtivismo, a fase dita, de Laboratório, 1919-1921).

ARTE CÉZANISTA, ARTE PROCESSUAL OU ARTE DO PROCESSO (França: Paul Cézanne e Rússia, na primeira fase do Construtivismo, a fase dita, de Laboratório, 1919-1921). A dita, Arte Processual se iniciou na França com a obra de Paul Cézanne (1839-1906): o artista foi o primeiro que lançou o seu olhar sobre a estrutura material real da tela. O artista saía para trabalhar ao ar livre, acompanhado de seu amigo de juventude e de sempre, Camille Pissarro (1830-1903). Cézanne passou a colocar na superfície da tela suas pinceladas modulares, dispostas regularmente em pequenos blocos ou séries de blocos, marcando a descontinuidade do tecido pictórico, e esses elementos se desenvolveram na posição de vetores com orientações diversas, apresentando várias intermitências e lacunas nos campos de cores, sendo que, em alguns locais, a superfície de tela assomava nas partes não pintadas. Cézanne buscava desconstruir o que até então estava firmemente estabelecido na arte pictórica, a hegemonia das regras de composição. Cézanne estabeleceu a sua nova tomada de consciência materialista, e, depurou a forma processual na sua extração subjetiva, para torná-la quanto à origem impessoal e Abstrata – tal qual um módulo ou engrenagem de máquina (Martins, 2004: 64). Pode-se afirmar que a técnica desenvolvida por Cézanne seria a da radicalização da dimensão processual da arte, que se deu posteriormente na fase analítica ou dos objetos não utilitários – aquela que os Construtivistas soviéticos denominaram de Fase de Laboratório, justificando-a como experiências em vista da futura produção (URSS, 1919-1921; v. Arte Construtivista e Arte Produtivista). REFERÊNCIA SELECIONADA: Martins, L. R. (2004). O Debate entre Construtivismo e Produtivismo segundo Nikolay Tarabukin. São Paulo: Revista do Departamento de Artes Plásticas da ECA – USP, pp. 57-71.

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